4 de agosto de 2009

Pintura Rupestre - Pedra Pintada - Cocais MG

Outro dia passando de canal em canal na TV, com o controle em riste, a procura de alguma coisa mais interessante naquele momento (tem hora que é melhor desligar a TV), vi uma reportagem sobre vandalismo num sitio de pintura rupestre. A reportagem já havia começado e não consegui ver onde foi o ato de repúdio. Como pode alguém destruir algo que foi pintado há mais de cinco mil anos, uma mensagem deixada para nós, por nossos antepassados que nunca conseguimos identificar realmente qual era o recado.
Chacrinha já dizia “quem não se comunica se trumbica”.
Estes povos conseguiram de forma rudimentar deixar seu recado, com desenhos e atos pintados em pedras que ficamos pasmos em frente tentando imaginar com há cinco mil anos eles conseguiram grafar e expressar seus sentimentos e emoções com aquelas formas. São desenhos da sociedade da época, caças, partos, observações, estilo de vida. Ai vem um idiota, um asno, um imbecil (adjetivos simplórios para quem pratica estes atos) e destrói tudo com pichação em cima de obras de arte.
Vou sempre a Cocais, próximo a Barão de Cocais, e lá já tive várias oportunidades de visitar o que na região chamam de pedra pintada, na verdade pintura rupestre por volta de cinco mil anos. Chegando a Cocais tem que enfrentar mais 3 km de estrada de terra até o sítio particular onde ficam as pinturas. Tem que pagar uma pequena taxa para os donos onde alguém do sítio acompanha e mostra as pinturas. Até por esta ação de conservação acredito que estas não serão pinchadas como foram as que na TV.
Vale à pena conferir para quem gosta do assunto, além de poder aproveitar as cachoeiras da região e sem falar no visual simplesmente fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário