22 de setembro de 2009

Equinocio de primavera

O Inverno nos leva ao recolhimento, revemos conceitos, projetos e definições do que queremos em nossas vidas. Na natureza, as árvores perdem suas folhas, deixam cair tudo que não tem mais sentido e fazem esta imersão. O inverno trás o frio e hoje o frio que não veio já vai por volta das 18h18min trazendo o equinócio de primavera.
O equador celeste divide a esfera celeste em dois hemisférios - o norte e o sul. Os pontos de equinócio marcam a passagem do Sol de um hemisfério celeste para o outro: o Sol passa por um ponto de equinócio (ponto libra), deixando o hemisfério celeste norte e entrando no hemisfério celeste sul; por volta do dia 20 de março, passando pelo outro ponto de equinócio (o ponto gama), ocorre o contrário. Essas datas são conhecidas como os dias dos equinócios de primavera e de outono, respectivamente, e coincide com início das estações da primavera e do outono no hemisfério sul da Terra (no hemisfério norte elas correspondem ao início das estações do outono e da primavera).
Na primavera, as árvores começam a florescer, os animais se preparam para o nascimento de suas crias e nós seres humanos colocamos nossos projetos em prática neste novo ciclo e nossos sonhos começam a tomar forma e a se concretizarem.
Poeticamente posso dizer que a chuva trás os verdes para nossas plantas, para as árvores, para as folhas e para as flores, todas ficam mais vivas. As águas também trás a enchente e nossas ruas se transformam em rios. A água enche os rios e dos rios são feitos as barragens e estas nos produzem energia e a energia vai embora com a chuva.
Dizem que este ano um amigo nosso chamado de El Niño estará presente em nossas vidas e com ele vamos ter períodos contínuos de chuva, é aí que mora o perigo.
Duas perguntas:
A chuva é culpada de tudo?
A chuva está preparada para BH e BH está preparada para a chuva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário